Aconteceu no dia 13 de maio passado, no auditório do Hotel Equinócios, o I seminário de Turismo Sustentável e Infância - TSI, do município de Barcarena e contou com a participação de cerca de 25 representantes de entidades e/ou órgãos que trabalham com crianças e adolescentes no município. Além da presença das promotoras de justiça, Sras. Ana Maria Magalhães de Carvalho e Maria Cristina Colares.
Resultado da parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo - SEICOMTUR e a Companhia Paraense de Turismo – Paratur, o seminário buscou a sensibilização dos diversos agentes da cadeia produtiva do turismo sobre o tema.
A abertura do evento foi realizada pela Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Sra. Maria das Graças da Silva Souza, que enfatizou a importância de eventos como este estarem acontecendo no Município e, que a parceria com a Paratur só veio somar aos esforços já desenvolvidos pela SEICOMTUR no que tange ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no turismo.
Vale esclarecer que não existe “Turismo Sexual”, como uma segmentação do turismo, mas sim, uma violência que atenta contra os direitos humanos e os princípios do código mundial de ética do turismo, além de ser um crime inaceitável.
O Turismo Sustentável e Infância - TSI, é um programa do Ministério o Turismo - Mtur, em parceria com diversos órgãos federais, organizações não-governamentais e a sociedade civil e tem por objetivo a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A participação da comunidade é fundamental nas denúncias dos casos pelo Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar mais próximo. Diversos materiais estão disponível on-line pelo site http://www.turismo.gov.br .
Aproveitando a ocasião o Sr. Raul Goulart, técnico da Paratur, falou também sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR, programa executado pelo Ministério do Turismo - Mtur, em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos estados.
Em sua fala o técnico salientou que atualmente a Paratur, enquanto órgão oficial de turismo do estado, está realizando campanhas locais de sensibilização para a adesão ao programa e atualização de dados, sendo estas as primeiras ações educativas, tendo como alvo agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, parques temáticos, organizadores de eventos, bacharéis e guias de turismo.
Informou, também, que os empreendimentos uma vez cadastrados podem participar de campanhas, feiras e eventos realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, além de pleitear acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de instituições financeiras oficiais e de poder participar de programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. O cadastro é uma excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro, estando disponível on-line pelo site www.cadastur.turismo.gov.br.
Durante o evento houve distribuição de material educativo (folders, cartilhas, botons e fitas de pulso). Ao final foi servido um coffee-break aos presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário